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- Pare de falar - Você não poderá ouvir
enquanto está falando.
- Coloque-se no lugar da outra pessoa - procure colocar-se no
lugar do outro para poder sentir onde ele está procurando chegar.
- Pergunte - Quando você não
entender, quando necessitar de esclarecimentos adicionais ou quando
desejar mostrar que está escutando.
- Não seja apressado - Não interrompa a pessoa;
dê-lhe tempo para dizer aquilo que tem a dizer.
- Concentre-se no que ele está falando - Focalize sua máxima
atenção nas palavras do outro, bem como em suas impressões sobre o
assunto.
- Olhe para a outra pessoa - Para o seu rosto, sua
boca, seus olhos, suas mãos, bem como em suas impressões sobre o
assunto.
- Sorria e resmungue adequadamente - Mas não se exceda.
- Deixe suas emoções para trás - Procure deixar seus
problemas, aborrecimentos e lágrimas fora da sala de reuniões (se
puder). Eles podem lhe impedir de ouvir bem.
- Controle sua ira - Procure não zangar-se com
o que ele está dizendo, sua cólera poderá lhe impedir de entender suas
palavras ou o que elas significam.
- Não se distraia - Guarde qualquer papel,
lápis, etc. que você tenha em mãos, eles podem distrair sua atenção.
- Concentre-se nos pontos principais - Concentre-se nas ideias
principais e não no material ilustrativo, examine-as somente para
verificar se elas provam, apoiam ou definem as ideias principais.
- Participe da responsabilidade pela
comunicação - Somente uma fração dessa responsabilidade
pertence ao orador, você é o ouvinte, e como tal, tem uma parte
importante. Procure entender, se não puder, peça esclarecimentos.
- Reaja às idéias e não à pessoa - Não permita que suas
reações contra a pessoa influenciem no julgamento do que ela diz. Suas
ideias podem ser boas, mesmo se você não a parecia como pessoa, ou a
maneira como ela se conduz.
- Não argumente mentalmente - Quando você está
procurando entender a outra pessoa é uma desvantagem argumentar com ela
mentalmente, à medida que ela vai falando. Isto estabelecerá uma barreira
entre você e o orador.
- Use a diferença na proporção - Você pode ouvir mais
rápido do que ele falar, portanto use esta vantagem para permanecer no
rumo certo, antecipar o que ele vai dizer, pensar naquilo que ele já lhe
disse e avaliar o seu desenvolvimento.
- Escute aquilo que não foi dito - Através do que uma
pessoa está falando, pode-se aprender muito, determinando-se o que a
pessoa deixou de dizer ou evitou dizer durante sua palestra.
- Ouça como algo é dito - Frequentemente
concentramo-nos tão atentamente naquilo que é dito que nos esquecemos da
importância das reações emocionais e atitudes relacionadas com o que foi
dito. As atitudes e reações emocionais do orador podem ser mais importantes
do que aquilo que está sendo dito em tantas palavras.
- Não antagonize o orador - Você pode fazer com que
a outra pessoa esconda as suas ideias, emoções e atitudes. Procure
julgar e esteja certo da influência que está exercendo sobre a outra
pessoa. Adapte-se a ela.
- Conheça a sua personalidade - Uma das melhores
maneiras de se obter informações sobre uma pessoa é escutá-la; a medida
que ela fala, você pode descobrir o que ela gosta e o que não gosta,
quais as suas motivações, qual o seu sistema de reconhecimento de
valores, o que pensa sobre tudo e sobre nada, o que a faz vibrar.
- Evite conjeturar - Conjeturas poderão
prejudicar sua compreensão da outra pessoa. Não espere que ela utilize
as mesmas palavras que você usaria, não pense que ela não expressou seu
pensamento, mas que você a compreendeu, que ela evitou encarar-lhe
porque está mentindo, que está tentando lhe embaraçar olhando-o
fixamente, que esta distorcendo a verdade porque não concorda com o que
você pensa.
- Evite classificar o orador - Muito frequentemente
enquadramos uma pessoa dentro de um determinado tipo. Assim nossa
percepção daquilo que ele diz ou do que quis dizer fica submetida à
nossa apreciação, ou não, por este tipo de pessoa.
- Evite julgamentos precipitados - Espere até que todos os
fatos estejam situados, antes de fazer qualquer julgamento.
- Reconheça sua própria prevenção - Procure estar seguro de
sua imparcialidade com relação ao orador, ao assunto, ao momento, etc.
para não influir em julgamentos prévios.
- Identifique o tipo de raciocínio - Comumente, torna-se
difícil separar o raciocínio certo do duvidoso, quando se está escutando.
Contudo está é uma tarefa muito importante.
- Avaliar fatos e evidências - à medida que forem
ouvidos, procure identificar não somente a significância e evidência dos
fatos, como também sua relação com o argumento.
- Ouvir pode reduzir a tensão - Dar ao outro a
oportunidade de desabafar seus problemas ou pontos de vista, ajudará a
clarear o ambiente da tensão e hostilidade.
- Escutar pode resolver problemas para a outra
pessoa - Proporcionar ao outro a oportunidade de
expor-lhe seu problemas pode esclarecer seu pensamento sobre o assunto e
prover o indispensável relaxamento emocional.
- Ouvir ajuda a resolver problemas recíprocos
e discordâncias - Você não pode inteligentemente concordar
ou discordar até que esteja certo do ponto de vista da outra pessoa.
Somente quando há entendimentos recíprocos, pode-se procurar soluções
para problemas.
- Ouvir pode lhe ajudar a fazer um melhor
trabalho - Peça sugestões às pessoas com quem você
trabalha, para quem você trabalha e que trabalham com você, sobre como
você poderia melhorar sua tarefa, então ESCUTE.
- Ouvir pode evitar dúvidas - frequentemente, quando
falamos antes de escutar a outra pessoa numa discussão, arriscamos nossa
pele, tomamos decisões das quais mais tarde nos arrependemos, tecemos
críticas que depois nos lamentamos ou nos comprometemos a agir de uma
forma que não podemos ou não poderemos. OUÇA... depois, fale!
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